Parkinson é uma doença que não tem cura, mas que tem tratamento, milhares de pessoas nesse dia especial, buscam divulgar a importância de ficarem atentos ao sinal da doença. O papel dos farmacêuticos é fundamental na orientação do tratamento farmacológico, sempre atentos aos efeitos positivos e negativos dos medicamentos. Ter um acompanhamento de perto de um farmacêutico traz conforto e segurança.
E para você entender melhor o que é Parkinson e quais são os sintomas separamos aqui algumas observações importantes para você.
Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, uma doença crônica e progressiva. Cerca de 1% da população mundial com idade superior ou igual a 65 anos tem a doença.
Os principais sintomas não motores são:
- Diminuição do olfato;
- Sintomas de depressão;
- Diminuição do apetite;
- Alteração do hábito intestinal (constipação);
- Alteração do sono (Transtorno comportamental do sono).
E os sintomas motores são:
- Lentidão;
- Rigidez;
- Tremor de repouso;
- Desequilíbrio.
Não ignore os sintomas, procure um médico quanto antes, assim é possível iniciar o tratamento trazendo uma melhora nos sintomas motores.
A doença de Parkinson esta associada a genética, envelhecimento e segundo Felício até mesmo algumas substâncias do ambiente pode aumentar os riscos.
A dedicação e compreensão da Família ajuda na recuperação, ter uma postura de empática e simpatia faz com que muitos busque o tratamento precoce.
Lembre-se, amar e cuidar faz parte do tratamento da doença de Parkinson.