Hoje em dia, uma farmácia não se limita apenas ao comércio de medicamentos e adiciona uma infinidade de outros produtos e serviços que promovem a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes.
O empreendedor poderá também disponibilizar serviços adicionais, como: aplicação de injeções, telemarketing, entregas em domicílio, espaços para informações aos clientes com especialistas, entre outros, sempre atentando para as regras da agência reguladora.
Com a Pandemia, diversos setores tiveram que realizar o upgrade de negócio físico para o negócio digital, chegou a hora de encarar a realidade digital não como uma inimiga, mas como uma aliada para lidar com o novo perfil de consumidores.
Por que não começar a investir em vendas online e fazer seu marketing farmacêutico nesse ambiente para alcançar mais clientes e potencializar as suas vendas? Esse pode ser o seu diferencial!
1- Farmácia aberta 24h, liberdade pro seu cliente comprar no momento que quiser.
2- Alcance exponencial, já pensou ser referência na região e poder consolidar sua marca e realizar entregas em diferentes localidades?
3- Produtos ilimitados, todo o seu estoque pode estar disponível na palma da mão de seu cliente.
4- Serviço de delivery, um dos recursos mais atrativos hoje em dia é dar o conforto pro seu cliente receber em casa os seus produtos favoritos.
5- Gestão e otimização de processos, melhorar a cada dia a gestão de estoque com ERP integrado, gestão de clientes com setor de marketing.
Além disso, com o e-commerce de farmácia, pode-se lançar mão de ferramentas analíticas e que ajudam os gestores a acompanhar de perto o desempenho do negócio. Por exemplo, é possível ter acesso a dados como a quantidade de pessoas que não finalizam uma compra, bem como informações demográficas e etárias.
- marketing;
- vendas;
- gestão do estoque;
- atendimento ao cliente.
Vale também destacar que um e-commerce de farmácias não precisa e nem deve comercializar somente remédios. Existem outros itens que podem ser inseridos, como cosméticos e perfumaria. O bom de ter esses outros produtos é que muitos deles não entram nas regras sanitárias da ANVISA, ajudando o negócio a ter uma determinada margem de lucro adicional.
Mesmo seguindo todas as regulações da ANVISA, ainda é preciso se preocupar em como contratar uma loja virtual. Nesse sentido, a escolha de uma boa plataforma, é fundamental, para assegurar uma experiência agradável e intuitiva. Outro aspecto a ser considerado diz respeito à política de privacidade do e-commerce, pois é algo que, dentre outras coisas, ajuda a conquistar a confiança do consumidor para a sua loja virtual.
E um dos pontos mais importantes de entrar pro digital, é pensar na responsividade mobile uma vez que muitas pessoas usam o celular para fazer compras online. Ter uma loja virtual responsiva também é importante para ranquear bem nos mecanismos de busca. O Google já tem meios implementados de dar relevância a sites que tenham uma versão mobile.
Por fim, a plataforma deve oferecer vários meios de pagamento dos produtos comercializados.
O e-commerce para farmácias deve seguir as determinações da ANVISA para operar em conformidade com a lei. Além de inserir informações na home da loja virtual, é preciso ainda observar aspectos de publicidade, armazenamento e distribuição dos medicamentos. Ter profissionais capacitados de vendas, marketing, atendimento e estoque também é fundamental, assim como o uso de uma plataforma robusta de e-commerce.
Que tal dar os seus primeiros passos digital com a Vannon?