O que esperar do ecommerce em 2022 ?

As principais tendências do E-commerce para 2022, resultado de pesquisas entre a bornlogic e a Opinion Box, mostra que ao menos 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet este ano.

O crescimento do e-commerce é certeiro em 2022, o que surpreende é que a pesquisa aponta que 65% das pessoas têm o hábito de pesquisar produtos nas redes sociais e 69% já compraram um produto após verem seu anúncio em alguma plataforma do gênero.

Outro ponto de destaque do estudo é a aproximação do vendedor, ainda que em ambiente online. 46% dos consumidores brasileiros destacaram na pesquisa que já compraram pelo atendimento via WhatsApp, Facebook ou outras redes.

Crescimento no setor Farmácia e Saúde

Um dos setores que cresceu muito no e-commerce foi o setor da saúde e cuidados pessoais. Gosto de lembrar que as pessoas em casa passaram a cuidar melhor da saúde e a consumir mais produtos farmacêuticos.

Com a febre do delivery, muitas farmácias precisaram apostar no e-commerce como a principal forma de proporcionar um atendimento rápido eficiente e sem que o cliente saia de casa. Isso fez com que o setor crescesse muito nas plataformas de e-commerce e lojas online.

Houve uma revolução com a novidade da entrega rápida, o bom e velho frete grátis e muitas outras promoções para medicamentos específicos. E, claro, tudo isso levou a muitas pessoas comprarem medicamentos e produtos farmacêuticos pela internet para receber no conforto do lar.

6 tendências que vão agregar no e-commerce em 2022

Para que os negócios virtuais se mantenham competitivos e se destaquem, precisamos estar atentos às seguintes tendências em 2022:

Compras por voz

Existe um método de compra denominado comércio de voz que percorre todo o processo de compra de bens e serviços por voz.

Com isso, as empresas têm a oportunidade de expandir sua base de clientes, garantir a satisfação dos clientes e aumentar a fidelização.

À medida em que mais e mais pessoas compram e pesquisam hardware de internet utilizando os recursos de voz de seus telefones, elas se identificam mais com essa tecnologia.

Portanto, as marcas precisam se adaptar a essa nova realidade e oferecer aos consumidores a possibilidade de fazer compras por voz.

Vender pelas redes sociais

Ninguém vai às redes sociais com a intenção de comprar algo. Porém, muitas vezes depois de pesquisar algo no Google ou em outros mecanismos de pesquisa, eles procuram algo no Facebook, Instagram ou YouTube.

A venda social é uma forma de reduzir o risco de compra de canal e abandono do carrinho.

Como resultado, as compras feitas nessas plataformas são muitas vezes imprevistas. Assim, por exemplo, os conselhos de segurança no local de trabalho devem ser vistos como uma ferramenta para aumentar as vendas.

Além disso, são sites que ajudam a melhorar a experiência do cliente.

Inteligência artificial

A interação entre pessoas e tecnologia é cada vez maior e, até 2022, esse recurso envolverá plataformas de e-commerce.

Para conseguir isso, os fabricantes de carrinhos podem usar chatbots em suas estratégias de vendas digitais. Isso permite que os consumidores concluam uma compra usando essa tecnologia com apenas alguns cliques.

Os bots podem entregar produtos mais personalizados e tomar decisões por meio da plataforma de CRM. Isso ajuda a otimizar os canais de compra e tem um impacto positivo na tomada de decisão do cliente.

Oferecer novos meios de pagamento

A evolução dos hábitos de consumo criou uma variedade de métodos de pagamento. Hoje, você pode aproveitar recursos como WhatsApp Pay, Pix, códigos QR, carteiras digitais e pagamentos de reconhecimento facial.

As vendas pela internet estão evoluindo. Portanto, a loja deve, obviamente, oferecer os métodos de pagamento mais recentes, além dos mais tradicionais. Quando um cliente chega à fase de finalização da compra e desiste porque não consegue encontrar uma solução viável, isso se torna muito irritante e ruim.

À medida em que o processo de ajuste de pagamento se torna mais diversificado mais fácil do cliente fechar a compra.

Realidade aumentada

Cerca de 35% dos consumidores afirmam que comprariam mais online se pudessem experimentar o produto primeiro. Por isso, a realidade aumentada (RA) é uma das maiores tendências do e-commerce em 2022.

Amplamente utilizada na indústria da moda e decoração por sua notável capacidade de aprimoramento, ela descreve a experiência de compra do consumidor.

No entanto, essa tecnologia também pode ser aplicada a outras indústrias, como fabricantes de etiquetas adesivas. O objetivo é que os clientes possam “experimentar” sem tocar no produto. Trata-se de uma maneira de acelerar significativamente sua jornada de compra.

Novas estratégias omnichannel

Uma das situações em que os consumidores perdem a confiança no e-commerce são os atrasos na entrega dos produtos. Isso se deve ao aumento constante da demanda.

No entanto, surgiu uma estratégia omnichannel para tornar os canais de compra mais consistentes em todos os canais de vendas usados ​​pela empresa.

Isso dá aos consumidores mais flexibilidade e liberdade quando se trata de possibilidades de compra, comunicação com empresas, mudança de produtos e muito mais. Por exemplo, você pode ver um vestido em uma loja física, experimentá-lo, comprá-lo em um site e recebê-lo em casa.

No entanto, outra pessoa pode ver o produto no site, comprá-lo e retirá-lo no revendedor local sem esperar pelo tempo de entrega.

A estratégia omnichannel abre uma ampla gama de relacionamentos com os clientes e fornece a eles todo o suporte de que precisam em todos os pontos de contato de sua marca.

Neste ano de 2022 as projeções de crescimento do e-commerce são ainda maiores. Portanto, se você ainda está pensando em como ampliar saiba que as vendas online são uma ótima oportunidade.

Levar sua loja para a modalidade online é um processo que exigirá dedicação, mas, em contrapartida, pode ter investimentos iniciais bem menores que de uma loja física. Então, analise as possibilidades para saber qual a melhor estratégia para o seu negócio na internet.

Saiba que as redes sociais são fundamentais para as pessoas conhecerem a marca e se sentirem seguras para fazer a compra. Por isso, crie um perfil profissional convidativo, com imagens e textos humanizados — isso ajudará muito na identificação do público com a marca.

Todas essas dicas vão te ajudar a vender muito no ano de 2022. Então, inicie já o seu planejamento e busque as melhores formas de alcançar seus objetivos empresariais.



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