Trabalhar as estratégias de marketing é primordial para qualquer empresa, independente do porte, seja pequena, média ou grande.
Principalmente pras empresas que querem se destacar e sair na frente da maioria das empresas que ainda não sabem a importância do marketing pro seu negócio.
Analisando esse cenário, precisamos falar sobre o assunto e mostrar como o Marketing Digital pode contribuir no desenvolvimento de uma empresa. Entendemos que dúvidas podem surgir em que está começando agora a trilhar esse caminho.
Por isso, vamos mostrar nesta matéria alguns pontos de valor e a importância do Marketing Digital para empresas. Continue lendo para saber por que essa estratégia vai te ajudar a crescer!
Quais são as principais frentes do marketing?
Praticamente tudo que você conhece sobre marketing na internet está incluído nessas 5 grandes frentes de atuação:
- Marketing de Conteúdo;
- Email Marketing;
- Redes Sociais;
- Otimização de Conversão;
- Marketing de Busca.
Isto engloba os blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters, WhatsApp, Gmail e muito mais!
A combinação destas boas práticas nessas estratégias gera ótimos resultados para milhares de empresas. Se você quer se tornar uma delas vai precisar praticar os pontos abaixo:
- Garantir uma presença forte na internet
- Construir uma audiência qualificada
- Falar com o público certo na hora certa
- Sair na frente da concorrência
- Investir pouco para começar
- Analisar resultados com precisão
1. Garantir uma presença forte na internet
Quando você tem um problema ou uma dúvida, o que você faz? Se a sua resposta for: procuro no Google, saiba que você não está sozinho.
O Google é o maior buscador online do mundo. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes.
Não só quando alguém procura por uma solução que sua empresa oferece, mas também quando alguém procura pela sua própria empresa. Alguma vez você já se sentiu frustrado ao procurar por uma empresa no Google ou no Facebook e não encontrá-la?
Ter uma presença digital hoje em dia é fundamental. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas.
2. Construir uma audiência qualificada
Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões?
Outro ponto importante do Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la.
O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem conexão com seu produto.
3. Falar com o público certo na hora certa
No tópico acima, falamos sobre construir a audiência certa. No entanto, o Marketing Digital possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele na hora certa.
Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.
Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.
Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de pequenos mercados, isso possibilita que você faça conteúdos e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento.
4. Sair na frente da concorrência
Sua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas. Imagine que você está buscando por uma solução e ainda não possui referências.
Sendo assim, em qual empresa você confia mais: uma empresa que possui um bom site, uma boa fanpage e um blog com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma empresa que não tem nada disso?
5. Investir pouco para começar
Não estamos querendo dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. No entanto, com as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional.
6. Analisar resultados com precisão
Como dissemos acima, o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, é possível acompanhar com a mesma precisão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital.
É possível monitorar com extrema precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente e muito mais.
Nesse aspecto, ferramentas de web analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.
Bônus:
Lembre-se também da importância de construir um relacionamento no pós vendas com seu público, assim tornando-o suscetível a comprar mais de uma vez com você, fechando assim um ciclo de relacionamento, desde o conhecimento, consideração, compra e a criação de um vínculo, passando desde o processo de criar conteúdos, engajar o público com anúncios e monetizar com as vendas geradas em seu site!
Agora deu pra perceber a real importância de estar em constante movimento e melhor ainda, contar com o marketing dentro da sua empresa?
Esperamos ter ajudado a quebrar as objeções e principais duvidas desse setor que tanto cresce!