Ecommerce vs marketplace: Qual a melhor escolha pro seu negócio?
O marketplace ocupa um lugar importante na mente dos consumidores, com a ajuda do sucesso de casos renomados como a Amazon e o Mercado Livre. As empresas também estão percebendo a tendência: em 2020, a Gartner viu um aumento de 100% nas consultas sobre marketplace.
Então, o que isso significa para o ecommerce? Será o marketplace o modelo de negócio de ecommerce mais importante no futuro? Vamos descobrir.
Primeiro: os dois modelos de negócios consistem em lojas online. A principal diferença é que o ecommerce suporta apenas um único seller, o proprietário da loja, e o marketplace permite que vários sellers ofereçam produtos na mesma vitrine, neste há tanto o proprietário da loja quanto sellers externos operando no mesmo lugar.
Para o cliente final, não há diferença prática no processo de compra: é a mesma coisa e acontece no mesmo site, de forma transparente.
Mas embora esta diferença possa ser irrelevante para a experiência de compra do consumidor final, para os proprietários de empresas é exatamente o oposto – escolher entre um ou outro implica em enormes impactos na operação.
Como é uma operação de ecommerce?
Em uma operação de ecommerce tradicional, o proprietário da empresa vende o seu próprio estoque e cuida de cada parte da operação, desde a compra até o envio, e de tudo por trás do processo – armazenamento, processamento de pagamentos, logística e impostos, por exemplo. Em resumo, em uma operação de ecommerce, o proprietário é responsável por garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que o pedido chegue ao cliente final. Neste caso, o proprietário do site é o único seller.
O que é uma operação de marketplace?
Aderir ao marketplace nada mais é que uma extensão (ou evolução) de uma plataforma de ecommerce que permite que outros sellers também possam vender seus produtos.
Em um marketplace, os sellers cuidam de suas próprias operações – o site de comércio funciona como um canal de vendas para que eles anunciem seus produtos e serviços, a fim de alcançar mais clientes.
Por que se tornar um marketplace?
É uma operação vantajosa para ambas as partes. Para o proprietário, uma operação de marketplace é uma forma de expandir o negócio para diferentes mercados e segmentos e gerar receita adicional com pouco investimento e risco, dado que o seller é o responsável por suas próprias vendas e pedidos. Para terceiros, vender em marketplaces é uma forma de adicionar um canal de vendas para exibir seus produtos e torná-los disponíveis em sites confiáveis e conhecidos. Mas também, para atingir um número de clientes potenciais que eles não conseguiriam sozinhos.
Escolhendo entre um ecommerce e um marketplace
Escolhendo entre um ecommerce e um marketplace
Hoje em dia, 50% de todas as vendas online mundiais acontecem em plataformas de marketplace. Do ponto de vista do consumidor, um marketplace é o melhor de dois mundos: é uma plataforma única e perfeita onde eles encontram todos os tipos de produtos, por mais diferentes que sejam.
Ao se tornar um marketplace você atinge um maior público, aumenta sua grade de produtos e também conta com uma receita adicional, que geralmente pode demorar muito tempo e demandar muito dinheiro em um ecommerce tradicional.
Não é à toa que ele se tornou uma tendência nos últimos anos, não é mesmo?
Mas isso não significa que qualquer negócio deva fazer essa mudança. Tudo o que foi dito acima deve ser levado em conta, mas sem esquecer quais são os principais objetivos do negócio a médio e longo prazos. As decisões devem ser alinhadas e trabalhadas para o mesmo futuro desejado. Esperamos ter esclarecido alguns dilemas, não é mesmo? Mas me conta ai, gostou da ideia de ter um e-commerce e além disso dar um passo maior e vender nos marketplaces que mais crescem no país?
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