A importância de uma boa gestão da loja online

A importância de uma boa gestão da loja online

Saber como gerenciar um e-commerce vai muito além de controlar pedidos, embalar produtos e enviá-los ao consumidor.

Um e-commerce bem administrado é uma maneira de se destacar entre tantas opções de comércio eletrônico, ainda mais nos dias de hoje.

O e-commerce é uma ótima oportunidade para quem quer crescer e desenvolver seu negócio. Com uma boa gestão, ele oferece oportunidades incríveis e te ajuda a tomar as decisões certas para continuar obtendo resultados cada vez mais satisfatórios.

Quando o assunto é manter um e-commerce, a gestão envolve diversas áreas que precisam de atenção especial: financeira, comercial, de estoque, de marketing, logística e de tecnologia. Afinal, não adianta arrasar na divulgação do seu produto, se a logística não consegue entregar, certo?

Veja abaixo as principais tomadas de ação para que seu negócio tenha uma boa gestão:

1- PLANEJAMENTO
Ideia sem ação é apenas uma ideia, planejar-se para manter o e-commerce em dia é uma tarefa que todo empreendedor enfrenta.
O planejamento do seu negócio vai além de escolher os produtos a serem vendidos, mas também engloba escolha dos canais de venda, publico alvo, retorno sobre o investimento, concorrencia, custos.

Se você acha que isso é perda de tempo e já quer partir para ação, fique atento! As pesquisas do Sebrae indicam que a falta de planejamento é uma das razões principais pelas quais algumas lojas virtuais não dão certo no Brasil. Ou seja, traçando esse plano você sairá na frente e estará um passo mais próximo do sucesso do seu e-commerce. 


2- FERRAMENTAS E PLATAFORMAS

Gerenciar a experiência do cliente desde o primeiro contato ate o checkout pode parecer uma tarefa difícil, mas com as ferramentas certas você pode alcançar resultados surpreendentes.
Busca inteligente, pop up com ofertas, anuncios personalizados, condições de pagamento mais atraentes, tudo isso a plataforma da Vannon e seus parceiros oferecem pra você!

3- Organize seu estoque

Organizar o estoque virtual também é um dos indicadores que mais fazem parte do cotidiano dos empreendedores.
Principalmente se você também vende em outros canais, deve considerar a importância da integração do estoque físico ao e-commerce.
Na Vannon temos uma lista de ERP’S que fazem esta conexão assim, você evita dores de cabeça como, por exemplo, vender um mesmo item em dois canais e deixar um cliente insatisfeito.

4- Invista nos Canais de Venda

A internet expande as suas chances de vender mais e impactar o publico alvo, e a maneira mais rápida é diversificar os canais de venda.
Se hoje no seu negócio você ja vende fisicamente, pense em vender online e se ja vende online pense em expandir para os grandes players do marketplace.
Nosso time realiza mensalmente cerca de 2 a 3 implantações de lojas no serviço marketplace, de maneira rápida e integrada com o e-commerce.

5- Logística
Vender muito é o que todos queremos, mas sem uma boa estratégia logística seus pedidos podem virar uma dor de cabeça!
Pensando nisto, a Vannon integra com os principais players do mercado como Correios, total express aonde você pode configurar o melhor frete e melhor prazo de entrega de seus produtos.


6 – O marketing também importa

Investir em maneiras de divulgação de seus produtos hoje em dia é primordial para que tenha sucesso nas vendas online.
Saber identificar itens de desejo e itens de necessidade é um dever que o marketing exerce para garantir a melhor oferta para seu cliente.
Nossa agencia parceira, e braço da Vannon conta com especialistas em performance que deixaram seu negócio em evidencia pro publico certo.

7- Mantenha os relatórios em dia

Os dados do e-commerce são ferramentas poderosas para analisar o funcionamento e gerar insights para as empresas. Assim, não há dúvidas de que a gestão financeira também é vital para o sucesso das lojas online. Com esse controle, é mais fácil gerenciar as movimentações e ter um maior controle de gastos e dos lucros. Tomar decisões em qualquer negócio é um grande desafio, mas isso pode ser feito de forma mais assertiva com fundamento e análise de dados. Por isso, contar com relatórios das transações que permitam essas tomadas de decisões pode fazer toda a diferença na gestão da sua loja virtual.

Agora que você já sabe quais os principais pilares para alavancar seu negócio, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática cada item citado acima, conte conosco para melhorar seu desempenho online!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *