Mais de 5 milhões de consumidores realizam compras em e-commerces de farmácias em 2020, garantindo um faturamento superior a R$ 1,1 bilhão. Os dados fazem parte do 1º Diagnóstico do Varejo Online de Farma, uma radiografia inédita desenvolvida pela consultoria Maeztra, em parceria com a Konduto, empresa especializada no combate a fraudes virtuais.
O estudo levou em conta indicadores de entidades setoriais como Abrafarma, IQVIA e Interfarma, além de consultorias e plataformas de vendas virtuais.
AMBIENTE FÍSICO X VIRTUAL
- 81.063 lojas físicas cadastradas no país até dezembro de 2020
- 6º maior país do mundo em vendas online no canal farma
- 120,67% foi o crescimento do setor no ambiente digital entre fevereiro de 2020 e março de 2021, o maior avanço entre todos os setores do comércio eletrônico
- 5,3 milhões de consumidores compram em farmácia em 2020
- 6,7% do total de consumidores online já realizaram compras em e-commerces de farmácia
TÍQUETE MÉDIO E VOLUME DE PEDIDOS
O alto volume também influenciou no crescimento de pedidos do setor no ambiente virtual e nos resultados do tíquete médio, hoje em R$ 129.
- 19% de aumento na quantidade de pedidos
- 76,86% de aumento no volume de vendas nas 26 maiores redes de farmácias do país, com 25,86 milhões de itens comercializados
ITENS MAIS VENDIDOS
O setor enfrenta alta considerável em produtos recomendados no combate à Covid-19 e para bebês. Entre os medicamentos, “dor e febre” é o mais procurado. Os não medicamentos campeões de preferência foram creme anti rugas, xampu, hidratante para o corpo, tintura de cabelo, dermocosméticos, base e hidratante facial.
- 310% de aumento nas vendas online de álcool em gel
- 117% de aumento nas vendas de máscaras
- 132% de evolução na demanda por itens para bebês (papinha, fralda, lenço umedecido e termômetro)
- 49% das vendas são de medicamentos
FRETES, PROMOÇÕES E DATAS COMEMORATIVAS
O valor do frete e as ofertas são fatores determinantes para a decisão de compra dos consumidores.
- R$ 12,40 é valor médio do frete em compras do setor em 2020
- O frete foi gratuito em 46% das transações, enquanto 19,1% desistem da aquisição quando ele é cobrado
- Preço e desconto são considerados os principais benefícios para compra em farmácias online
MARKETPLACES E APLICATIVOS
O aumento do uso de marketplaces em 2020 foi exponencial e o setor farmacêutico teve destaque
- R$ 73,2 bilhões de faturamento, índice 52% acima do de 2019
- 772% de aumento nas receitas de aplicativos de farmácia
- 217% de aumento no número de usuários em aplicativos de farmácia
- 3 novas farmácias cadastradas por dia útil em marketplaces
FORMAS DE PAGAMENTO
Cartões de crédito ainda lideram com folga como a principal opção de pagamento. Porém, modalidades como PIX e QRCode tendem a ganhar espaço.
- 62% – Cartão de crédito
- 22% – Boleto bancário
- 9% – Outros
- 7% – Cartão da loja
- 0,3% – Cartão de débito/ débito em conta
- 0,1% – Pagamento por celular/ PIX
MAIS VENDAS = MAIS FRAUDES
“A pandemia mudou por completo os hábitos de consumo, mas também causou alterações no comportamento dos fraudadores. Precisamos acompanhar e barrar as táticas dos golpistas. Só assim vamos conseguir garantir que os e-commerces não tenham prejuízos e consigam focar na operação”, avalia Tom Canabarro, CEO da Konduto. A constatação do executivo vai ao encontro dos números.
- 1,37% das compras caracterizaram tentativas de fraude
- 35% das tentativas acontecem entre 12 e 18h, que também é o período com maior número de vendas (40%)
- 76% das tentativas de fraude ocorreram nos navegadores Chrome e Chrome Mobile
- 8,65% das fraudes aconteceram aos domingos, dia com menor índice de tentativas
OUTRAS BARREIRAS
- 61% dos consumidores afirmam não comprar em sites de farmácias
- Tempo de espera para entrega e a falta de atendimento são as principais desvantagens
PERFIL DO CONSUMIDOR
- 54% das compras feitas por mulheres
- 3º país que mais realiza buscas sobre saúde do Google
- 97% das buscas são feitas ao se deparar com um sintoma ou doença
- 24% dos consumidores chegam às farmácias online por meio de sites de busca
- 48,4% milhões de novos consumidores online nos últimos sete anos
- 12% de aumento em novos consumidores em 2020
- 49% desse público tem acima dos 49 anos
- 64,4% priorizam o preço
FUTURO: O QUE O CONSUMIDOR ESPERA?
- 64% querem que as farmácias ofereçam opções de pagamento por meio de smartphones
- 21% comprariam mais em farmácias online se tivessem a opção de retirar as compras na loja física
- 73% dos consumidores costumam comprar medicamentos em lojas físicas
- 90% dos consumidores que nunca efetivaram uma transação por meio digital afirmam estar abertos a fazê-la em algum momento
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico