Processo Completo de Cadastro e Envio de Produtos para Marketplaces via Bling

Este guia tem como objetivo ensinar o passo a passo para o envio correto de produtos aos marketplaces utilizando o painel do Backoffice e Bling. É essencial seguir cada etapa com atenção para garantir que os produtos sejam cadastrados e integrados corretamente aos canais de venda.

ATENÇÃO:

  • Não é permitido o envio de produtos não categorizados e medicamentos.
  • Todos os produtos precisam estar categorizados com peso, dimensão, grupo família preenchido, imagens e estoque

Parte 1: Envio de Produtos pelo Painel Backoffice

  • 1º Passo: Cadastro de Produtos por Praça
  • Menu: Marketplaces > Cadastros > Produto x Praça
  1. Escolha a praça padrão para configuração do Marketplace.
  2. Selecione a categoria desejada.
  3. Escolha os produtos e clique em OK.

Aguarde a confirmação de sucesso. Quanto mais produtos, maior o tempo de espera.

2º Passo: Envio ao Bling

Menu: Marketplaces > Bling > Enviar Produtos

  1. Escolha entre envio massivo ou (RECOMENDADO) selecione apenas os produtos desejados.
  2. Utilize o campo de busca (por SEO, Nome ou EAN).
  3. Clique no ícone de lupa para pesquisar.
  • Selecione o produto e clique em Envio Produtos Marketplaces > OK

Observações:

  • O envio pode levar até 10 minutos.
  • Caso o produto não apareça no Bling, verifique:
    • Marketplaces > Bling > Relatório de Divergência.
    • Corrija erros como EAN incorreto ou ficha técnica incompleta.

Em caso de dúvidas, abra um chamado: https://vannonline.zendesk.com (inclua SKU e print do erro).

Nota Fiscal em Massa

Menu: Marketplaces > Bling > Relatório Nota Fiscal

  1. Escolha a praça e o canal de venda.
  2. Clique em Pesquisar.
  1. Baixe o arquivo compatível com o formato de cada canal.

Obs: Para dúvidas sobre importação no canal, consulte o suporte do canal de venda.

Parte 2: Criação de Anúncio no Painel Bling

  1. Cadastro de Produto
  • Menu: Cadastro > Produtos
  • Clique no produto desejado.
  1. Dentro do cadastro do produto, ao lado direito, selecione o canal desejado.
  • Clique em Ativar Agora.

O sistema indicará os campos obrigatórios para o canal escolhido.

Vinculação de Categoria

  1. Clique no campo Categoria da Loja.

Se já houver vinculação, clique na setinha e selecione a categoria correta.

  • Se não houver, clique em Alterar Categoria e relacione:
  1. Lado esquerdo: categoria do backoffice.
  2. Lado direito: categoria do canal de venda.
  3. Escolha as categorias compatíveis.
  4. Clique em Vincular Categoria e Adicionar ao Produto.

Alguns canais sugerem automaticamente a categoria correta.

Campos Customizados

  • Campos com (*) são obrigatórios.
  • Use um campo para cada canal. Exemplo: Marca (Shopee).

Após a confirmação da categoria vinculada ao canal de venda, serão exibidos os campos customizados obrigatórios (caso existam) para preenchimento.

Campos Customizados

  • Campos com (*) são obrigatórios.
  • Use um campo para cada canal. Exemplo: Marca (Shopee).

Criação do Campo:

  1. Clique em Cadastrar Campos.

Veja o vídeo.

Caso já exista, vincule o campo ao produto conforme o vídeo.

Vai um vídeo aqui

Vídeo explicando como preencher o campo marca

ATENÇÃO: Cada canal de venda possui suas próprias regras para criação de anúncios. Caso surjam dúvidas, você pode entrar em contato com o Bling e solicitar ajuda através do link: https://www.bling.com.br/b/central.ajuda.php.

Preço Diferenciado por Canal

  1. Clique no ícone do carrinho ao lado do cadastro.
  2. No campo de preço, insira o valor desejado.
  3. Clique em Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual e envie para o canal desejado.


Criação de Kits (Composição)

  1. Clique em Incluir Cadastro.
  2. Dê um nome para a composição.
  3. Mude o campo Formato para Com Composição.
  4. Preencha todos os campos obrigatórios.
  5. Na última etapa, cadastre a estrutura real do produto.

Dica: Use o mesmo SKU do produto real com traço e quantidade do kit. Ex: 456789-2 para kit com duas unidades.

Conclusão

Seguindo esse passo a passo, você garantirá a correta integração e visibilidade dos seus produtos nos principais marketplaces. Em caso de dúvidas, acione os suportes das plataformas citadas ou utilize os vídeos de apoio indicados ao longo deste e-book.

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *