Este guia tem como objetivo ensinar o passo a passo para o envio correto de produtos aos marketplaces utilizando o painel do Backoffice e Bling. É essencial seguir cada etapa com atenção para garantir que os produtos sejam cadastrados e integrados corretamente aos canais de venda.
ATENÇÃO:
- Não é permitido o envio de produtos não categorizados e medicamentos.
- Todos os produtos precisam estar categorizados com peso, dimensão, grupo família preenchido, imagens e estoque
Parte 1: Envio de Produtos pelo Painel Backoffice
- 1º Passo: Cadastro de Produtos por Praça
- Menu: Marketplaces > Cadastros > Produto x Praça

- Escolha a praça padrão para configuração do Marketplace.
- Selecione a categoria desejada.
- Escolha os produtos e clique em OK.

Aguarde a confirmação de sucesso. Quanto mais produtos, maior o tempo de espera.
2º Passo: Envio ao Bling
Menu: Marketplaces > Bling > Enviar Produtos
- Escolha entre envio massivo ou (RECOMENDADO) selecione apenas os produtos desejados.
- Utilize o campo de busca (por SEO, Nome ou EAN).
- Clique no ícone de lupa para pesquisar.

- Selecione o produto e clique em Envio Produtos Marketplaces > OK
Observações:
- O envio pode levar até 10 minutos.
- Caso o produto não apareça no Bling, verifique:
- Marketplaces > Bling > Relatório de Divergência.
- Corrija erros como EAN incorreto ou ficha técnica incompleta.

Em caso de dúvidas, abra um chamado: https://vannonline.zendesk.com (inclua SKU e print do erro).
Nota Fiscal em Massa
Menu: Marketplaces > Bling > Relatório Nota Fiscal

- Escolha a praça e o canal de venda.
- Clique em Pesquisar.

- Baixe o arquivo compatível com o formato de cada canal.
Obs: Para dúvidas sobre importação no canal, consulte o suporte do canal de venda.
Parte 2: Criação de Anúncio no Painel Bling
- Cadastro de Produto
- Menu: Cadastro > Produtos
- Clique no produto desejado.

- Dentro do cadastro do produto, ao lado direito, selecione o canal desejado.

- Clique em Ativar Agora.

O sistema indicará os campos obrigatórios para o canal escolhido.
Vinculação de Categoria
- Clique no campo Categoria da Loja.
Se já houver vinculação, clique na setinha e selecione a categoria correta.

- Se não houver, clique em Alterar Categoria e relacione:

- Lado esquerdo: categoria do backoffice.
- Lado direito: categoria do canal de venda.
- Escolha as categorias compatíveis.
- Clique em Vincular Categoria e Adicionar ao Produto.

Alguns canais sugerem automaticamente a categoria correta.
Campos Customizados
- Campos com (*) são obrigatórios.
- Use um campo para cada canal. Exemplo: Marca (Shopee).
Após a confirmação da categoria vinculada ao canal de venda, serão exibidos os campos customizados obrigatórios (caso existam) para preenchimento.

Campos Customizados
- Campos com (*) são obrigatórios.
- Use um campo para cada canal. Exemplo: Marca (Shopee).
Criação do Campo:
- Clique em Cadastrar Campos.

Veja o vídeo.
Caso já exista, vincule o campo ao produto conforme o vídeo.
Vai um vídeo aqui
ATENÇÃO: Cada canal de venda possui suas próprias regras para criação de anúncios. Caso surjam dúvidas, você pode entrar em contato com o Bling e solicitar ajuda através do link: https://www.bling.com.br/b/central.ajuda.php.
Preço Diferenciado por Canal
- Clique no ícone do carrinho ao lado do cadastro.
- No campo de preço, insira o valor desejado.
- Clique em Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual e envie para o canal desejado.
Criação de Kits (Composição)
- Clique em Incluir Cadastro.
- Dê um nome para a composição.
- Mude o campo Formato para Com Composição.
- Preencha todos os campos obrigatórios.
- Na última etapa, cadastre a estrutura real do produto.
Dica: Use o mesmo SKU do produto real com traço e quantidade do kit. Ex: 456789-2 para kit com duas unidades.
Conclusão
Seguindo esse passo a passo, você garantirá a correta integração e visibilidade dos seus produtos nos principais marketplaces. Em caso de dúvidas, acione os suportes das plataformas citadas ou utilize os vídeos de apoio indicados ao longo deste e-book.
Bons negócios!