Ei, alguma vez você já ouviu falar sobre gateway de pagamento? 🤔 Quem busca se atualizar e saber mais sobre comércio digital, provavelmente já ouviu esse termo!
O gateway de pagamento existe para facilitar as vendas na sua loja. É uma tecnologia de pagamentos completa, inteligente e prática, que proporciona facilidade para realizar suas transações online. Veja o que é e como funciona dentro do seu negócio Online 👇
Ao empreender no mercado digital, uma das principais preocupações do lojista deve ser o meio de pagamento online disponibilizado para os clientes. A solução escolhida deve garantir que o processo de compra seja simples e descomplicado. Na busca pela melhor alternativa, você provavelmente já leu o termo gateway de pagamento.
Mas você não precisa se assustar com essa expressão que, até então, pode ser desconhecida. O gateway de pagamento existe para facilitar as vendas na sua loja.
Afinal, o gateway de pagamento é uma tecnologia de pagamentos completa, inteligente e prática.
O que é gateway de pagamento?
O gateway de pagamento é uma tecnologia de pagamento digital que serve de ponte para a comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora do cartão de crédito.
Com ele, é possível conectar o seu negócio a diferentes adquirentes (como se fossem as “maquininhas de cartão” digitais) e manter centralizada toda a operação de pagamentos do seu negócio.
Nesse fluxo, o gateway é responsável pela captura dos dados, sua transmissão e o armazenamento das informações dos clientes, possibilitando que as transações sejam concluídas de forma rápida e segura.
Dessa forma, o gateway proporciona facilidade para realizar suas transações online, pois você utiliza uma única interface.
Como acontecem as transações em um gateway de pagamento?
mas, afinal, como tudo isso funciona no seu negócio Online? Se esta é a sua principal dúvida, saiba que é bem mais simples do que imagina!
Acompanhe o passo a passo do fluxo da transação em um gateway de pagamento:
1 .Após decidir o que quer comprar em uma loja virtual, o cliente vai para o checkout (página de finalização da venda) para concluir a compra.
2. O gateway de pagamento tem integração com página de checkout e, portanto, não é necessário sair da loja virtual para prosseguir. O comprador disponibiliza suas informações e escolhe a forma que irá efetuar o pagamento do produto que deseja comprar: parcelado, à vista, no boleto, com Pix etc.
3.Ao clicar para finalizar a compra, o pedido é, então, criado pelo gateway de pagamento, que faz toda a comunicação com a adquirente (Stone, Cielo, Rede, etc), para que a transação seja, enfim, processada.
4. Feito isso, a adquirente se comunica com as bandeiras e os bancos para verificar se as informações do cliente foram preenchidas corretamente e para se certificar de que ele tem saldo disponível para concluir a transação e, então, mandar para o gateway uma confirmação.
5.Após receber a confirmação da instituição emissora do cartão, o gateway envia essa informação para o antifraude, que faz uma checagem sobre a idoneidade daquela transação, cruzando dados de compra daquele cliente com o perfil transacional do e-commerce.
6. Com a transação aprovada também pelo antifraude, uma mensagem é enviada ao cliente para comunicá-lo de que seu pagamento foi aprovado e que, daquele momento em diante, seu produto será preparado para envio.
O mais interessante é que todo este processo ocorre em questão de segundos, de maneira imperceptível para o cliente final.
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